TRANSFORMADORES

 

OLHAR TRANSFORMADOR

Ao reunir os maiores talentos da arquitetura, do design e das artes, para dar uma nova vida ao complexo adormecido, o Groupe Allard procura criar a simbiose perfeita que, fundamentada na cultura brasileira e no que ela tem de mais rico, criará um novo símbolo para a cidade.

 
quem1.jpg

Alexandre Allard

Alexandre Allard é francês e nasceu em Washington DC. Em 1990 fundou a Consodata, a primeira base de dados digital especializada em comportamento de consumo. Após alguns anos viajando Alexandre aprimorou suas aspirações, redescobrindo a energia criativa dos lugares históricos e da própria historia do espaço, do tempo e dos objetos. Se dedicou desde então, ao renascimento desses bens históricos contrapondo o passado e o futuro através do diálogo da herança histórica com o dinamismo da arte contemporânea. Na liderança do Groupe Allard, foi responsável por diversos projetos de sucesso na renovação e restauro de edifício antigos, como é o caso do Royal Monceau e do Hotel Particulier de Pourtalès, ambos em Paris. Alexandre Allard dedica, há mais de 10 anos, o seu tempo e a sua visão à revitalização do Cidade Matarazzo.

Confira o vídeo da entrevista sobre o projeto.

Confira sua entrevista para a revista L’Architecture d’Aujourd’hui (AA).

quem15.jpg

Jean Nouvel

Vencedor da mais honrosa condecoração internacional de arquitetura – o prêmio Pritzker -, o francês Jean Nouvel é reconhecido pela sua criatividade no desenvolvimento de conceitos que não se baseiam em estilos ou ideologias, mas sim na procura da combinação singular de pessoas, espaço e tempo. Sua pluralidade pode ser vista em projetos emblemáticos mundo afora, como o Centro de Cultura Árabe, em Paris, o edifício Dentsu, em Tóquio, e a Torre Agbar, em Barcelona. Em São Paulo, seu legado será a Torre Mata Atlântica que expande verticalmente o parque do Cidade Matarazzo.

Confira o vídeo da entrevista sobre o projeto.

Confira sua entrevista para a revista L’Architecture d’Aujourd’hui (AA).

quem3.jpg

Philippe Starck

Criador, designer e arquiteto aclamado internacionalmente, Philippe Starck é um incansável e rebelde cidadão do mundo, que considera como missão dividir sua ética e subversiva visão de planeta mais justo, cria espaços inusitados e objetos com o propósito de serem “bons” antes de serem belos.

Confira o vídeo da entrevista sobre o projeto.

Confira sua entrevista para a revista L’Architecture d’Aujourd’hui (AA).

 
quem4.jpg

Louis Benech

Paisagista formado na prestigiosa Sir Harold Hillier’s Nursery, na Inglaterra, é internacionalmente reconhecido como um dos melhores paisagistas do mundo e assina mais de 250 projetos de parques e jardins, particulares e públicos.

quem5.jpg

Radha Arora

Presidente do Rosewood Hotels & Resorts desde 2011, o respeitado hotelier Radha Arora possui mais de 30 anos de experiência em hospitalidade de luxo, tendo trabalhando com algumas das propriedades mais sofisticadas do mundo. A Rosewood é a rede internacional hoteleira mais luxuosa do mundo, com um serviço personalizado de excelência e, será a marca do novo hotel que será inaugurado no Cidade Matarazzo – o Rosewood São Paulo.

Confira sua entrevista para a revista L’Architecture d’Aujourd’hui (AA).

quem6.jpg

Triptyque

Reconhecido por sua expertise em construção sustentável, em projetos públicos e privados, o Triptyque, escritório franco-brasileiro com sede em Paris e em São Paulo, é responsável por empreendimentos residenciais premiados, como o Harmonia 57 e o Fidalga 272, em São Paulo. Recentemente, seus arquitetos receberam do Ministério da Cultura francês o prêmio NAJA para jovens arquitetos. No Cidade Matarazzo, são os consultores responsáveis pela “tropicalização” do projeto da Torre Mata Atlântica, de Jean Nouvel.

 
quem8.jpg
quem9.jpg
quem10.jpg

Ateliers de France

Fundada nos anos 80, a ADF é composta por uma rede de artesões em diferentes áreas de atuação (pedra, madeira, ferro etc.), especializados nas mais refinadas técnicas de detalhamento e acabamento. A empresa é parceira de construtores, arquitetos, designers de interiores e marcas que buscam excelência e perfeição.

Rudy Ricciotti

Nascido em 22 de agosto de 1952, na Argélia, Ruddy Ricciotti estudou engenharia em Genebra e arquitetura em Marselha. Condecorado com vários prêmios, ele é um grande arquiteto especializado na modelagem de concreto, com foco em edifícios culturais na França. Entre suas obras há o Mucem, em Marselha; o Museu Jean Cocteau, em Menton; e o departamento de artes islâmicas do Louvre, em Paris. Rudy será responsável pela intervenção arquitetônica na Casa da Criatividade.

Confira o vídeo da entrevista sobre o projeto.

Confira sua entrevista para a revista L’Architecture d’Aujourd’hui (AA).

Malherbe

A Malherbe Paris é uma agência de design de interiores especializada no varejo. Fundada há 24 anos e com escritórios em Paris, Xangai e Hong Kong, a Malherbe Paris cria conceitos inovadores que visam à experiência do cliente, atendendo a diversas marcas de luxo e do grande público, a maioria delas com posição de liderança nos seus mercados. Em constante crescimento, a agência expandiu seu escopo de expertise para projetos máster de varejo, mais desafiadores. A Malherbe Paris é uma referência mundial com centenas de milhares de metros quadrados de varejo projetados.

Confira sua entrevista para a revista L’Architecture d’Aujourd’hui (AA).

 
quem14.jpg
quem12.jpg
quem13.jpg

Adam Kurdahl (SPOL)

Adam Kurdahl tem vasta experiência internacional em projetos de urbanismo e complexos arquitetônicos de diversas dimensões, com uma abordagem que une design, estratégias urbanas e negócios de sucesso. Com múltiplos prêmios internacionais, Adam criou a SPOL em 2014. A SPOL é responsável pelos projetos executivos da área de retail no Cidade Matarazzo.

Adriana Levisky

Arquiteta urbanista, associada sênior do atelier Levisky Arquitetos – Estratégia Urbana, vice-presidente da associação brasileira de estúdios de arquitetura, conselheira de vários órgãos públicos em São Paulo. Com vasta experiência em cidades, Adriana é a arquiteta responsável pelo projeto de reintegração urbana no entorno do Cidade Matarazzo.

Confira sua entrevista para a revista L’Architecture d’Aujourd’hui (AA).

Irmãos Campana

Os designers brasileiros, Humberto e Fernando Campana, tornaram-se famosos ao criar peças de mobiliário ousadas que contam a história do quotidiano e das raízes do Brasil. Convidamos a dupla a desenvolver o mobiliário urbano que servirá de estrutura ao mercado orgânico. 

Confira a entrevista para a revista L’Architecture d’Aujourd’hui (AA).

 

 

ENTREVISTAS

 

ALEXANDRE ALLARD - POR QUE O MATARAZZO?

JEAN NOUVEL - TORRE MATA ATLÂNTICA

 

PHILIPPE STARCK - MEMÓRIA E FUTURO

RUDY RICCIOTTI - UM PROJETO PARA O BRASIL